Muitos alunos sempre nos perguntam como falar inglês com fluência. Primeiramente é preciso entender que aprender uma língua não significa somente aprender a falar essa língua.

Se fluência é seu objetivo principal, você definitivamente deve focar em outros aspectos também, como pronúncia e gramática. Não quer dizer que você se tornar um especialista nessas áreas, mas você deve se dedicar a elas.
Tempos verbais em inglês podem ser, por vezes, complicados, mas é preciso compreender seus conceitos para que a comunicação faça sentido. Por exemplo, a ideia de passado inacabado – Present Perfect – não tem equivalência na língua portuguesa.
Aprender novo vocabulário, o que costuma assombrar os estudantes do idioma, é essencial para que o falante de inglês consiga se comunicar minimamente. Felizmente, no inglês, já é possível conversar confortavelmente com cerca de mil palavras.
Para a maioria das pessoas, decorar listas de palavras não é a melhor solução para expandir seu vocabulário. Há formas muito mais interessantes de aprender: ler livros em inglês; ouvir músicas em inglês e acompanhar a letra; assistir a filmes em inglês com legendas em inglês; usar o dicionário para procurar o significado de palavras desconhecidas e criar um “lexical notebook”, que nada mais é um espaço para organizar as novas palavras que for aprendendo.
Preste atenção ao que ouve em inglês. Quanto mais exposição ao idioma tiver mais ele se tornará natural e familiar. A partir daí você começará a perceber como certas palavras são pronunciadas, quais sons deixam de existir ou passam a aparecer nas frases e por aí vai.

A parte mais difícil, estando no Brasil, é conversar em inglês. Muitas vezes até temos a intenção de falar só em inglês com algum colega de curso ou um parente que seja mais fluente, mas, na prática, não é assim tão simples.
Um dos maiores obstáculos à prática da conversação é a vergonha, a insegurança, o medo de errar na frente de um amigo, parente, ou colega de trabalho. Na sala de aula, muitas vezes, não dá tempo de todos os alunos falarem e os mais tímidos vão deixando pra lá.
Falar sozinho em frente a um espelho ajuda. O que também ajuda é gravar a si mesmo falando em inglês e depois ouvir a gravação com olhar crítico. Imitar aquele diálogo que você adora no seu seriado favorito também é uma ótima pedida, bem como cantar sua canção favorita em inglês.
Se nada disso lhe parecer suficiente, você sempre pode entrar em contato com a vspoke; temos ótimas soluções para a prática de conversação com professores canadenses.
Finalmente, não desista. O caminho da fluência é longo, mas a recompensa certamente vale a pena.
Você pode ler uma versão em inglês deste texto aqui.
