Como aprender inglês de uma vez por todas

Você já parou para pensar por que aprender inglês parece ser tão complicado? Ou por que algumas pessoas parecem ter mais facilidade do que outras? Ou por que, apesar de se dedicar tanto, parece que seu inglês não vai pra frente?

Pois é, pode parecer meio óbvio, mas a verdade é que só aprende inglês quem decide aprender inglês. Infelizmente querer, simplesmente, não é poder e só aprende quem decide se dedicar a aprender.

Também é preciso saber que não existe fórmula mágica – não importa o que lhe digam. Sua decisão consciente de aprender e se dedicar a aprender é a única solução. E eu digo isso por experiência própria: diariamente eu tomo a decisão de agir. Eu conscientemente opto por aprender diariamente, o tempo todo.

Como muitos de vocês, eu também já odiei inglês e achei que jamais poderia aprender o idioma. Aos 17 anos eu embarquei em um programa de intercâmbio de um ano e fui fazer o colegial na Austrália. Cheguei lá sem nunca ter feito um curso de inglês e sem saber como montar uma frase completa na língua da rainha.

Minha primeira semana foi muito difícil, mas ao invés de desistir, eu decidi aprender inglês de uma vez por todas. Se eu consegui, você também pode. Veja como:

  • Leia em inglês: semanalmente eu ia à biblioteca e retirava um novo livro. Eu comecei com livros que eu já tinha lido em português e passei para títulos que nunca tinha lido. 
  • Escreva em inglês: eu mantive um diário durante todo o tempo que morei na Austrália. Eu descrevia o meu dia e minhas experiências, minhas dificuldades e coisas que eu queria lembrar. Eu não me preocupava em escrever corretamente, tudo o que importava era que eu estava me expressando em inglês.
  • Converse com outras pessoas em inglês: quanto mais prática de conversação você tiver, mais natural será falar em inglês. Faça proveito do ambiente de sala de aula ou do seu professor particular para praticar em um ambiente seguro e construtivo.
  • Pratique gramática: tente entender como as regras gramaticais do inglês funcionam. Procure identificar padrões, compare as regras com o inglês que você vê nas ruas, nos filmes e nas músicas.
  • Faça perguntas: não sinta vergonha de tirar suas dúvidas com seu professor, colegas de sala ou conhecidos que tenham domínio de inglês.

Quer esteja planejando estudar inglês no exterior ou não tenha a menor intenção de sair do país, os passos acima certamente irão ajuda-lo a tomar as rédeas do seu processo de aprendizado.

A maioria das livrarias, hoje em dia, tem uma seção de livros e revistas em inglês. Ou você pode optar por e-livros (ebooks) em inglês, por exemplo. A internet também ajuda bastante e pode abrir caminho para infinitos textos, áudios e vídeos na língua inglesa.

Escreva um diário, comente em um blog, ouça músicas, assista filmes em inglês com legendas em inglês, assista a um TED Talk. Não se sinta desencorajado se não tiver ninguém que possa conversar em inglês com você, você pode começar um curso, praticar online ou entrar em contato com a Vertices.

Como sempre, o poder de agir está em suas mãos. Cabe a você decidir qual seu próximo passo.


Escrito originalmente em inglês por Melissa Guarino. Clique aqui para ler.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

Create your website with WordPress.com
Get started
%d bloggers like this: