Design a site like this with WordPress.com
Get started

E agora: IELTS Academic, IELTS GT ou CELPIP?

Quem decide morar no Canadá como estudante pós-secundário ou como imigrante já sabe que terá que fazer um teste de proficiência. E neste contexto, os testes comentados são o IELTS e o CELPIP.

Na verdade, pessoas que tiverem interesse em cursar um college ou faculdade no Canadá têm algumas opções para provar a fluência necessária no idioma. Algumas instituições oferecem seu próprio teste, o que acaba sendo uma opção para muitos estudantes.

Outra opção é fazer o pathway program em uma escola de idiomas no Canadá. ILAC, ILSC e EC oferecem os maiores e mais respeitados programas pathway em Toronto.

E há ainda a possibilidade de fazer o teste de proficiência. Dentre os testes aceitos pelas instituições, está o IELTS Academic, que consiste de quatro (4) partes ou skills: Reading; Listening; Writing e Speaking.

Reading e Listening contam com 40 perguntas cada e devem ser feitos dentro de um limite de tempo: 60 minutos para leitura e 40 minutos para compreensão auditiva.

Já Writing tem duas (2) questões: a primeira é a análise de uma tabela ou gráfico, e a segunda é uma dissertação. Esta parte tem duração de 60 minutos.O Speaking é em formato de entrevista frente a frente com um examinador. O teste dura em torno de 15 minutos e as respostas são gravadas.

Agora atenção, esta prova não é aceita para fins de imigração. Quem quer se tornar residente permanente no Canadá precisa fazer o IELTS General Training, ou GT para os íntimos.

É importante notar que as provas Academic e GT não são intercambiáveis, ou seja, não é possível usar os resultados da Academic para imigração ou da GT para estudar em uma universidade.

Veja as diferenças e semelhanças:

A prova consiste das mesmas quatro (4) partes ou skills: Reading; Listening; Writing e Speaking e o tempo de duração de cada uma delas é o mesmo do teste Academic.

As partes de Listening e Speaking são idênticas para ambas as provas, ou seja, as mesmas questões fazem parte tanto da prova Academic quanto da GT. Entretanto, Reading e Writing são diferentes.

No Reading do IELTS Academic, as perguntas giram em torno de textos acadêmicos, enquanto no GT as perguntas permeiam tópicos do dia a dia, como notícias, anúncios e trechos de livros não acadêmicos.Já no Writing, a primeira questão, que no Academic é sobre gráficos, trata-se de um email. A segunda questão é uma dissertação, como no Academic.

A única outra prova aceita pela imigração canadense é o CELPIP, que é uma prova desenvolvida no Canadá.

Os temas, os sotaques, a grafia das palavras é canadense, ou seja, é uma prova voltada para a experiência e necessidades específicas do mercado daquele país.

A prova também tem quatro (4) partes, ou skills: Reading; Listening; Writing e Speaking. A grande diferença para o IELTS, é que a prova é feita inteiramente no computador, inclusive o Speaking.

Reading e Listening contam com 39 questões, cada, e a primeira deve ser feita em 60 minutos, enquanto a segunda, em 40 minutos.

Já o Writing é composto de duas (2) partes: na primeira deve-se redigir um email e, na segunda, uma dissertação.Finalmente, o Speaking tem duração de 20 minutos e as perguntas aparecem na tela do computador. O candidato deve gravar suas respostas dentro do tempo determinado para cada uma delas.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre as provas, qual delas se encaixa no seu perfil?

Para saber mais sobre IELTS Academic, GT e CELPIP, entre em contato conosco para uma consulta gratuita.

Advertisement

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: