O que você precisa saber no mundo pós-pandemia

Então já tem umas semanas – ou meses – que você não sai de casa para muita coisa além de ir ao mercado e, talvez, dar uma caminhadinha básica, com ou sem cachorro. Parece que todo mundo está se dando super bem ou então passando o maior perrengue.

Você já perdeu a conta de quantas lives do Instagram estão ensinando as pessoas a alongar, fazer yoga, cozinhar, ganhar dinheiro, empreender, ficar em forma, enfim, tudo e mais um pouco.

Nessas horas você se pergunta “o que será que estou fazendo de errado?” Ou então se sente culpado por tomar banho todos os dias – talvez você não esteja indo tão mal assim?

E no meio disso tudo você de repente se dá conta de que o mundo está mudando e que você também vai precisar mudar.

Apesar de não podermos nos reunir com família e amigos, nunca tanta gente esteve tão em contato com os seus. É como se tivéssemos finalmente entendido que não precisamos estar no mesmo lugar para estarmos juntos, para trabalharmos juntos, para crescermos juntos.

Photo by bongkarn thanyakij on Pexels.com

Ninguém sabe ao certo quanto tempo teremos de nos manter afastados ou quando as fronteiras de diversos países serão reabertas. Mas quando isso acontecer, bem, o que isso vai significar, então? Especialistas apontam que o futuro do trabalho e do ensino será mais virtual. Remoto é o adjetivo em voga no momento.

E nesse clima atual se torna mais evidente que algumas habilidades serão fundamentais para que possamos construir nosso novo normal. O letramento digital, ou seja, a capacidade de utilizar recursos tecnológicos e da escrita no meio digital, já é o mínimo esperado e o que tem mantido muitos de nós relevantes nos dias atuais.

Num mundo (digital) sem fronteiras, a língua inglesa é o que nos une. Ela nos permite colaborar com pessoas em diferentes países, compartilhar informações sem filtros, e ver o mundo com nossos próprios olhos.

Photo by ThisIsEngineering on Pexels.com

Talvez seja porque estamos no olho do furacão, no centro de toda essa mudança, mas existe uma pressão muito grande para que sejamos bem-sucedidos; para que aprendamos algo novo; para que entremos em forma; para que nos tornemos pessoas melhores. A outra opção fica parecendo ser somente o fracasso total.

Tenho certeza de que todos passamos por momentos de alta e baixa produtividade, esperança e desespero, positividade e desânimo. Isso é normal. Não existem regras de como viver em meio a uma pandemia.

E para os que se perguntam se este é o momento de investir em aprender algo novo, desenvolver uma habilidade, bem, só vocês têm a resposta. Quando for o momento certo pra você, considere esta nova realidade em que vivemos, considere todas as mudanças que a pandemia trouxe, e, então, entre em ação.

O que quer que aconteça, lembre-se; amanhã será um novo dia.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

Create your website with WordPress.com
Get started
%d bloggers like this: